quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Como se escreve?

Viagem ou viajem?

É comum termos essa dúvida! Sempre quando vamos escrever ficamos na incógnita: escrevo com “g” ou com “j”?Vamos esclarecer esse problema de uma vez por todas! Observe: a) A viagem que você irá fazer demora bastante, não é mesmo? b) É provável que você viaje hoje, não é? Qual a diferença entre essas orações acima, além das grafias viajem e viagem? Na primeira, viagem é um substantivo que faz parte do sujeito. Já na segunda, é um verbo do sujeito “você”. Assim, toda vez que viagem for um substantivo e indicar o ato de viajar, deverá ser escrito com “g”. Quando for a flexão do verbo viajar na terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo, virá com “j”: que eles viajem o mais breve possível, pois o trânsito já está começando a ficar ruim. Veja outros exemplos: Vocês fizeram boa viagem?Não é bom que vocês viajem com chuva. Eu viajei para Espírito Santo e foi ótimo!A viagem para Espírito Santo foi ótima!É praticamente certeza que a minha viagem será adiada!

Um Lugar Especial...







Chapada Diamantina:

A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro do Estado brasileiro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belos regatos, despencam em borbulhantes cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais.
A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.

Alguns atrativos naturais causam espanto e êxtase, como a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre ou o deslumbrante Poço Encantado. Mas são tantas as atrações que se pode optar entre visitar grutas, tomar banho de cachoeira, fazer trekking em antigas trilhas de garimpeiros, montar a cavalo ou praticar esportes e aventuras. A Chapada abriga, em seus vales e cumes, comunidades esotéricas e alternativas como no Vale do Capão. Os dois pontos mais altos da Bahia estão na Chapada: o Pico do Barbado com 2.033 metros (o mais alto do nordeste) e o Pico das Almas com 1 958 metros.

Caminhar respirando o ar puro e admirando a paisagem é a principal opção dos turistas de todas as partes que visitam a Chapada. Os lugares verdejantes guardam sempre uma surpresa com águas cristalinas ou areias coloridas, belos morros, flores e hortaliças que encantam pela beleza e viço. Em Igatu, a curiosidade se aguça em meio às ruínas da cidade fantasma, construída com pedras que formam as paredes de pequenas grutas.



Parque Nacional da Chapada Diamantina:

O Parque Nacional foi criado em 1985 por decreto federal, abrangendo uma área de 152 mil hectares da Serra do Sincorá e arredores, incluindo os municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Lençóis, Mucugê e Palmeiras. Localiza-se entre as coordenadas geográficas 41º35’-41º15’ de Longitude Oeste e 12º25’-13º20’ de Latitude Sul. O turismo ecológico consciente dá à Chapada as melhores características de um pólo de lazer que preserva a natureza.









terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Signo do Mês...


SEU JEITO DE SER:
Você possui autoconfiança, acredita no sucesso e luta com garra pelos seus ideais. O seu jeito amigável faz de você uma excelente conselheira, pois em geral, tem bastante vivência, é esperta, inteligente e observadora. Tem vontade de vencer e valoriza os seus laços de amizade, a sua família e as suas boas experiências. Bem-humorada, sempre estampa um, sorriso no rosto, e acredita que pode transformar o mundo em um lugar melhor. Você tem os pés no chão, entretanto, a sua capacidade de fantasiar, sonhar e ver sempre o lado bom de todas as coisas é muito grande. As suas armas para driblar as dificuldades são a criatividade e a inteligência.
SEU JEITO DE AMAR:
Como você adora uma agitação, comunica-se com facilidade e é muito simpática, consegue chamar a atenção do sexo oposto. Apaixona-se com facilidade, do mesmo modo que se cansa da relação se ela for monótona. Divertida e falante, você adora passar horas a fio conversando, rindo e falando coisas alegres junto do seu parceiro. Estar apaixonada é algo que a deixa nas nuvens e você sempre está interessada em alguém ou possui um admirador. Sensualidade e ousadia não faltam na sua intimidade, pois é bastante liberal e não tem preconceitos quando o assunto é a sua sexualidade. Tudo o que puder aumentar o seu prazer é bem-vindo na hora do sexo.
AMIGOS:
Conquista as pessoas com certa facilidade, porque é comunicativa, simpática e sabe como agradar. É o tipo da amiga que, quando gosta de verdade, é capaz de fazer qualquer coisa para ajudar quem estiver precisando do seu auxílio. Alegria, alto-astral, bom humor e inteligência são características que fazem de você alguém inesquecível. Adora fazer os outros rirem ou pensarem na vida sempre vendo o lado bom das coisas. Como costuma brincar demais, pode correr o risco de magoar quem for muito sensível. Portanto, procure não exagerar na sinceridade nem mexer com o ponto fraco de ninguém.
TRABALHO E DINHEIRO:
Você é extremamente criativa e só faz o que gosta, mas às vezes sofre por não saber que serviço procurar, ou qual profissão seguir. No entanto trabalhar é algo fundamental para se sentir realizada, pois precisa ter independência e conseguir realizar os seus sonhos sem precisar da ajuda financeira de ninguém. Gosta de desafios e tem espírito de liderança. Tem facilidade para ultrapassar os obstáculos. Entretanto, não é difícil você se encontrar em dificuldades financeiras, pois costuma gastar além da conta. O seu dinheiro, além de dar independência a você, serve para curtir os prazeres da vida. Mas deve tentar economizar o que puder e ser mais prudente com as suas finanças.
CASA E FAMÍLIA:
O seu jeito independente e o seu desejo de preservar a sua liberdade a qualquer custo fazem com que as pessoas pensem que você não dá a mínima para a convivência familiar, o que está errado; porque se preocupa demais com o bem-estar de todos. Você é muito sábia e adora falar sobre as suas experiências e lições de vida, especialmente para as crianças. Como possui uma necessidade natural de estar sempre aprendendo algo novo, conhecer coisas diferentes e fazer atividades físicas, acaba despertando nas pessoas à sua volta o mesmo interesse. Embora seja extrovertida, em casa gosta de disciplina, procurando investir na educação dos filhos desde cedo.
DESAFIOS:
Você sempre tem uma palavra de incentivo a dar a quem precisa e transmite uma energia positiva às pessoas, por isso, às vezes acaba se sobrecarregando emocionalmente: tentando ajudar os outros, acaba se esquecendo de si mesma. Deve controlar melhor a sua impulsividade e aprender a ser mais constante, principalmente no que diz respeito a seu trabalho, pois nem sempre leva os seus projetos até o fim. Como não tem muita paciência, pode tomar decisões precipitadas e arrepender-se depois. Outro grande desafio é saber lidar melhor com a sua sinceridade, pois isso acaba magoando as pessoas mais sensíveis.